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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m12.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZ3r59YD6/GPAAv
Repositóriosid.inpe.br/iris@1912/2005/07.21.00.46.15   (acesso restrito)
Última Atualização2016:03.18.13.45.24 (UTC) marciana
Repositório de Metadadossid.inpe.br/iris@1912/2005/07.21.00.46.23
Última Atualização dos Metadados2018:06.05.00.40.25 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-9476-PRE/5131
Rótulo10328
Chave de CitaçãoEspíritoSantoSilv:2002:CoÁrCo
TítuloCorrelação entre áreas de corte seletivo de madeira e proximidade das estradas em uma porção da Amazônia Central
Ano2002
Data Secundária20021201
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho438 KiB
2. Contextualização
Autor1 Espírito Santo, Fernando Del Bon
2 Silva, Patrícia Guedes
Grupo1 DSR-INPE-MCT-BR
2 SPG-INPE-MCT-BR
Nome do EventoSeminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal, 5.
Localização do EventoCuritiba, BR
Data15-17 out. 2002
Páginas219-221
Histórico (UTC)2005-07-21 00:46:24 :: administrator -> jefferson ::
2006-05-10 13:57:07 :: jefferson -> administrator ::
2008-06-09 22:15:39 :: administrator -> jefferson ::
2010-07-07 19:06:07 :: jefferson -> administrator ::
2015-04-28 12:04:05 :: administrator -> marciana :: 2002
2016-03-18 13:45:24 :: marciana -> administrator :: 2002
2018-06-05 00:40:25 :: administrator -> jefferson :: 2002
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Palavras-ChaveESTUDOS INTEGRADOS DO MEIO AMBIENTE
Floresta Caxiuanã (PA)
Amazônia (Região)
carbon budgets
Resumo0 corte seletivo, uma das formas de extração florestal, vêm ocorrendo com grande freqüência na Amazônia. Estima-se que 15.000 km2/ano de floresta amazônica são manejadas por essas práticas (NEPSTAD et al., 1999). Existem inúmeras causas para o aumento de ocorrência de áreas de corte seletivo, mas a abertura de estradas para o alcance de novas áreas de extração madeireira, é um dos principais fatores (VERISSIMO et al., 1998). Neste contexto, imagens de satélites integradas a um sistema de informação geográfica (SIG), são úteis para monitorar e fiscalizar o uso da cobertura florestal. Este trabalho teve como objetivo principal analisar influência da rede viária (estradas federais, estaduais e vicinais)em áreas de exploração florestal (cor seletivo). A área de estudo está localizada no Estado do Mato Grosso, contida na folha SC.21-Z-D denominada SINOP (DSG, 1983), abrangendo uma superfície de 18.104 kM2 entre as coordenadas geográficas de 11§ 00' 12§ 00' de latitude sul (S)e 54§ 00 e 55§ 30' de longitude oeste (W). Existe nessa região, uma intensa atividade ( madeireira localizada basicamente ao redor de quatro centros urbanos (Sinop, Marcelândia, Juína e Cláudia)que concentram de 38 por cento a 52 por centodas serrarias existentes no Mato Grosso, consumindo aproximadamente 30 por cento da madeira cortada do estado (SEPLAN, 19991 Utilizo-se uma imagem do sensor TM (Tematic Mapper)do satélite Landsat-5 referente à órbita 226/ponto 68, adquirida em 05 de junho de 2000, na forma analógica digital. Foram empregadas técnicas de processamento de imagens e de análise espacial. A imagem em formato analógico serviu para a interpretação visual das áreas de corte seletivo em mesa de luz, realizada por interpretes experientes. Os polígonos delimitados em papel foram incorporados a um sistema de informação geográfica (SIG). As delimitações dos polígonos foram realizadas com base na ocorrência de pátios de estocagens de madeira, ou grandes clareiras, abertas após as ocorrências das práticas de corte seletivo visíveis em imagem orbitais. A imagem em formato digital serviu para a extração das estradas federais, estaduais e vicinais que foram abertas na região. Para isso foram utilizadas as bandas 1, 2, 3, 4, 5, e 7 do TM. Estas foram corrigida para valores de reflectância superficial aparente pelo método de MARKCHAM BARKER (1986)e geradas a imagens-porções (solo, sombra e vegetação), através do modelo linear de mistura espectral (SHIMABUKURO e SMITH, 1991). Com o uso da imagem da fração solo, foi possível traçar em tela as estradas que cortam região e identificar as áreas de corte seletivo. 0 SIG utilizado foi o SPRING 3.6 (CÂMARA et al., 1996). Em tela, também foi extraída a rede hidrográfica da região utilizando as cartas topográfica em 1:250.000 (DSG 1983). Apesar da hidrografia não ser o fator fundamental de escoamento da madeira na região, esse plano de informação foi incorporado no SIG como uma informação complementar. Para compreender a influência da rede viária às áreas de corte seletivo, foram criados mapas de distância ou buffer em torno dos mesmos e, posteriormente, transformadas em imagens numéricas e/ou planos de informações (Pl's). Esses Pl's foram necessárias para a ponderação dos diferentes fatores que influenciam as áreas de corte seletivo (mapa de distância da rede viária e hidrográfica), através de um processo booleano e analítico hierárquico - AHP (Analitycal Hierarchy Process)no SIG. 0 critério para a criação dos buffers da rede viária (estradas florestais)em relação as áreas de corte seletivo, foram baseado em estimativas de alcance exploratórios as florestas em áreas de colonização agrícola (ALVES et al., 1999)e de zoneamento de áreas de exploração madeireira (VERÍSSIMO et al., 1998). Neste trabalho, foram encontradas áreas de corte seletivo distanciadas em até 25 km da rede viária. Como a maior ocorrência de áreas de corte seletivo foram observadas próximas às estradas, foram adotadas diferentes faixas de buffers, buscando-se minimizar o efeito proximidade espacial. Foram adotadas, oito faixas com 500 m de largura para as áreas de cortes seletivos que se encontram distanciadas em até 4 km da rede viária, e seis faixas de 3000 m para o restante das áreas de corte seletivo. Essas faixas foram posteriormente ponderadas entre valores de 0 e 1 (mínima e máxima influência da rede viária às áreas de corte seletivo, respectivamente), e transformada em uma imagem numérica. 0 mesmo procedimento foi adotado para a hidrografia e para as áreas, de corte seletivo da região. Nos mapas temáticos gerados foram aplicados os operadores algébricos de mapas, que reduzem a ambigüidade das interpretações e fornecem um melhor suporte à tomada de decisões. Para isso foram utilizados os dois operadores: booleano e ponderado AHP. 0 operador booleano permite o realizar cruzamentos entre dois ou mais planos diferentes de informação, através de uma lógica booleana entre dois conjuntos de dados (BONHAM-CARTER, 1994). 0 operador AHP pondera os diferentes fatores de influência a um dado fenômeno, através de um processo hierárquico de importância (SASTY, 1992). Foram consideradas tanto na análise booleana como pela técnica AHP, categorias temáticas de faixas de áreas de corte seletivo influenciadas pela proximidade das estradas. Para a análise booleana foram consideradas duas categorias: áreas de corte seletivo altamente influenciada pela proximidade das estradas e áreas de corte seletivo moderadamente influenciada pela proximidade das estradas. A primeira categoria, incluiu áreas de cortes seletivos distanciadas das estradas de até 4 km, e a segunda, em uma faixa de 4 km a 16 km de distância. Pela análise da AHP, foi acrescida ainda uma terceira categoria: as áreas de corte seletivo com pouca influência das estradas e da hidrografia. Nessa categoria foi especializada as áreas de corte seletivo distanciadas a mais de 16 km das estradas com um moderado peso de influência para a hidrografia. A grande diferença entre o uso da técnica booleana e AHP neste trabalho, foi que nesta última foi acrescentada a influência da hidrografia (apesar de moderada)em algumas áreas de corte seletivo. Além disso, para a AHP foram considerados valores ponderados para as diferentes distâncias das estradas, possibilitando a produção de um mapa temático mais criterioso. Para comprovar a ocorrência de corte seletivo em áreas próximas a rede viária foi realizada uma tabulação cruzada entre as áreas de corte seletivo e o mapa de distâncias das estradas. Observou-se que as áreas de corte seletivo próximas às estradas florestais são altamente afetadas pela proximidade das mesmas (R2 =0,96), indicando que a cobertura de estradas nessa região é um importante fator de intensificação do uso da cobertura vegetal. A espacialização da influência das estradas nessas áreas, tanto pelo método booleano como pelo hierárquico (AHP), produziram mapas temáticos visualmente semelhantes para as áreas de alta influência das estradas. A técnica AHP apresentou mais eficiência na espacialização desse fenômeno por ponderar os mapas de distância das estradas com diferentes pesos de importância para cada faixa de influência. Além do mais, considera a hidrografia com um fator secundário no escoamento da madeira. A metodologia adotada para compreender a influência da proximidade das estradas sobre as áreas de corte seletivo de madeira, apresentou-se eficiente para tais objetivos.
ÁreaSRE
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4. Condições de acesso e uso
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Permissão de Leituradeny from all and allow from 150.163
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5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ER446E
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2001/04.06.10.52
6. Notas
Campos Vaziosaffiliation archivingpolicy archivist booktitle callnumber copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor electronicmailaddress format isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url versiontype volume
7. Controle da descrição
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